Ortodontia

A Ortodontia cuida do crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento das dentições decídua (de leite), mista e permanente e seus desvios de normalidade, prevenindo, interceptando e corrigindo as más oclusões dentárias.

 

A função principal do tratamento ortodôntico é restabelecer a oclusão dentária (perfeito engrenamento dos dentes superiores com os inferiores), que é fundamental para a correta mastigação e, conseqüentemente, a adequada nutrição e saúde bucal.

 

Com o restabelecimento da oclusão, evitam-se problemas relativos à respiração, deglutição, fala e articulação temporomandibular (ATM).

 

Não existe idade máxima para a realização de tratamento ortodôntico, embora no paciente adulto alguns cuidados especiais devam ser tomados, principalmente em relação aos tecidos de suporte dos dentes, que podem chegar a contra-indicar o tratamento (problemas periodontais).

 

Quando o tratamento é bem planejado e executado por profissional qualificado, não existem riscos maiores ao paciente, desde que este siga todas as instruções dadas, principalmente quanto ao aspecto de higiene bucal, pois os detritos podem causar problemas gengivais, periodontais, manchas brancas ou mesmo cáries dentárias.

Podem ocorrer pequenas acomodações pós-tratamento, ligadas ao crescimento e às alterações funcionais. Essa tendência é normalmente bem controlada e minimizada através de um bom planejamento ortodôntico.

 

O tratamento pode ser realizado através de alguns tipos de aparelhos:

    - Aparelho ortodôntico metálico tradicional;

    - Aparelho cerâmico estético;

    - Aparelho de safira estético;

    - Aparelhos Ortodônticos autoligados: não necessitam de ligaduras elásticas ou metálicas para prender o fio;

    - Invisalign®: um alinhador invisível que é um novo conceito em ortodontia estética removível;

    - Aparelho lingual: o braquete fica na parte posterior do dente, não sendo visível ao sorrir.

 

Se você apresenta algum dos problemas abaixo, pode ser um candidato para o tratamento ortodôntico:

  • Algumas vezes chamada de "dentes salientes" — este problema é caracterizado por um excesso vertical da região anterior da maxila e/ou uma sobre-erupção dos dentes dessa região. Nos casos de sobremordida, os dentes anteriores superiores recobrem quase 100% dos dentes inferiores, conferindo um sorriso desagradável e problemas mastigatórios. Os dentes inferiores podem, inclusive, estar tocando no palato e na gengiva do arco superior.

  • Mordida cruzada anterior — uma aparência de "bulldog", quando a arcada inferior está projetada muito à frente ou a arcada superior se posiciona muito atrás.

  • Mordida cruzada — ocorre quando a arcada superior não fica ligeiramente à frente da arcada inferior ao morder normalmente.

  • Mordida aberta— espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores e/ou laterais quando os dentes posteriores se juntam.

  • Desvio de linha mediana — ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior.

  • Falhas, ou espaços, entre os dentes como resultado de dentes ausentes ou dentes que não preenchem a boca.

  • Ocorre quando existem dentes demais para se acomodarem na arcada dentária pequena.


Diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. A gravidade do seu problema é que irá determinar qual o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz.
 

Home                    Especialidades                    Contato

Horários de Funcionamento:

De Segunda a Sexta das 08:00hs às 18:00hs

Agende sua consulta!

  • Preto Lugares Ícone Google
  • Preto Ícone Google+
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon

Rua José Alexandre Buaiz, 160 Ed. London Office Tower, Sala 123/124 - Enseada do Suá, Vitória/ES - 29050-545

Tel: (27) 3025-2005
consultoriopadilha@outlook.com

Todos direitos reservados a Padilha Odontologia. Copryright - 2017
Desenvolvido por: AceleraVix SEO Marketing e Performance